Melhores práticas para o Sucesso do Webinar
O webinar é uma ferramenta cada vez mais utilizada para atrair perspectivas e interagir com os clientes.
No entanto, executar um webinar de sucesso não é fácil e pode ser complicado realmente engajar seu público e avaliar sua eficácia.
Felizmente, um estudo abrangente do GoToWebinar lança luz sobre as melhores práticas para um webinar verdadeiramente eficaz.
Promoção do Webinar
Promover um webinar é um passo essencial para torná-lo conhecido, registrando o maior número possível de inscrições e, claro, atraindo o maior número possível de participantes durante a transmissão.
Após o site corporativo, o e-mail é o canal mais usado para notificar clientes e perspectivas de um webinar.
Parcerias e mídias sociais também são frequentemente usadas, embora o GoToWebinar note que o e-mail é de longe o canal que gera mais registros.

A Melhor Hora para Promover um Webinar
Com base na pesquisa, terça-feira seria o melhor dia para se comunicar através de um webinar.
Os outros dias da semana têm desempenho decente, embora inferior.
O fim de semana, entretanto, deve ser evitado.
O estudo também nos conta sobre o momento ideal para promover um webinar.
O horário mais efetivo é entre 8h e 10h (embora isso possa variar dependendo da indústria e do canal de marketing utilizado).
Quando é o Melhor Dia e Hora para Transmitir um Webinar?
De acordo com o estudo, quinta-feira é o melhor dia para webinars, seguido de perto por quarta e terça-feira.
Os outros dias da semana devem ser evitados para a transmissão, sob pena de perda de potenciais inscritos.
O momento em que seu webinar acontece também tem um impacto em sua atratividade para os usuários da Internet.
Prefira o final da manhã (11h) ou início da tarde (13h às 14h).
Seu nicho ditará o melhor momento.
Se você está no nicho online make money, então é melhor realizar o webinar à noite, pois muitos participantes em potencial terão empregos em tempo integral.
O conteúdo do Webinar
A primeira lição do estudo foi que o comprimento do webinar não é um problema quando se trata de webinars.
De fato, a maioria deles dura de 45 a 60 minutos e um número significativo (11%) exceder 1 hora e 30 minutos.
O melhor de tudo é que a duração não é uma barreira para os participantes, que assistem a uma média de 70% de um webinar de 90 minutos.
Outra variável importante é a capacidade do webinar de gerar engajamento entre seu público.
Pesquisas e pesquisas são amplamente utilizadas para esses fins, bem como para o uso de um auxílio de aprendizagem.
Mais surpreendentemente, apenas 40% dos webinars de “Geração de Demanda” (ou seja, mais ou menos, prospecção) usam esse tipo de ferramenta para engajar seus participantes. Todos os webinars devem ter sessões de Q & A.
A Performance do Webinar
Avaliar o sucesso e o desempenho de um webinar pode ser complicado se você não tiver um ponto de comparação.
O estudo nos fornece dados úteis nesse sentido, começando pela média de atendimento de webinars.
2/3 dos webinars têm menos de 50 participantes, o que significa que se você não exceder esse número, você é mediano.
Então não tente necessariamente atrair um grande público.
Mas e a taxadeatendimento?
O achado é claro para webinars de marketing – apenas 37% dos inscritos realmente participam.
Com essas estatísticas perspicazes, você será capaz de otimizar seus webinars e avaliar melhor seu sucesso.