Como melhorar as taxas de participação do Webinar
Hoje, muitos profissionais de marketing usam webinars durante os quais um grande público, confortavelmente sentado, assiste a uma apresentação e interage em plena liberdade.
Você também quer embarcar na aventura e garantir uma boa taxa de participação?
Aqui estão algumas dicas:
1. Crie um Plano de Comunicação
“Mande a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa, no canal certo”, diz tudo.
Objetivo: fazer as pessoas quererem o que você oferece!
Mire no alvo certo:
Seu público deve ser qualificado, segmentado para ser receptivo ao tema abordado.
Um webinar sobre “brand marketing” não interessará aos gestores de RH, por exemplo.
A mensagem certa:
Escolha um assunto poderoso inspirado em uma questão de mercado onde você irá demonstrar sua experiência.
Por exemplo, “como levar milhares de visitantes ao seu site”
Na hora certa:
Organize seu webinar na terça ou quarta-feira.
Não é ideal hospedar seu webinar na véspera de finais de semana longos ou feriados.
No canal certo:
Em seu e-mail de convite, inclua um formulário de registro detalhado adicionando campos que serão relevantes para suas ações pós-evento (nome do contato, empresa, e-mail, posição, etc.).
Use um zumbidosocial:
“Crie o zumbido” nas redes sociais!
Seus “seguidores” serão seus melhores embaixadores e você pode ganhar até 10% mais assinantes *.
Em média, 26% das inscrições são feitas no dia do seu webinar.
Promova em seu Site:
Exiba as informações do webinar em seu site ou através de um banner e na assinatura de seus e-mails.
Uma vez estabelecida a logística, diga a si mesmo que otimizar a participação também significa manter a atenção de seus hóspedes do início ao fim!

2. Envolva seu público
Participar é bom, mas até o fim é melhor!
Para engajar seu público e tornar sua dinâmica de apresentação, siga estas dicas básicas:
- Teste a plataforma webinar com antecedência e confirme que o acesso é fácil para seus participantes. Estamos na era do “amigo do usuário”, se seus participantes não puderem acessar sua página em menos de 15 segundos, eles serão desencorajados!
- Opte por um espaço aconchegante, profissional e desordenado.
- Sorria, você está na câmera! Ohumor good é contagioso!
- Projete sua apresentação por aproximadamente 45 minutos a 1 hora.
- Varie a mídia – apresentação, diagramas ou vídeos etc
- Seja pragmático – dê prioridade à prova social,estatística, exemplos e estudos de caso
É tudo sobre interação com seu público.
É mais fácil deixar um webinar do que empurrar uma fila de dez pessoas para fora de um auditório.
Aproveite as ferramentas interativas.
Incentive seus participantes a fazer perguntas usando o recurso de bate-papo..
Inclua uma pesquisa com respostas simples e de check-off.
Você vai imediatamente tomar a temperatura do webinar desta forma.
3. Mantenha contato após o Webinar
Os ausentes nem sempre estão errados!
Não perceba a não participação como um fracasso. Após sua conferência, volte a entrar em contato com aqueles que não compareceram:
- Envie um e-mail com acesso ao replay webinar
- Se você vai executar um webinar repetido, em seguida, inclua um link de convite
Torne seu webinar acessível a todos.
Usando uma estratégia multicanal combinada, criatividade, organização e energia, você será mais facilmente capaz de alcançar uma taxa de participação de 50%.